6 maneiras como profissionais de SEO estão usando o ChatGPT agora

imagem5.png

Cuidado, Google. Há um novo jogador na cena dos mecanismos de busca.

Com certeza, você já ouviu isso antes, mas desta vez é sério.

ChatGPT (Transformador Generativo Pré-Treinado) é um modelo de aprendizado de grande escala focado em linguagem.

Usando inteligência artificial (IA) e enormes quantidades de dados, pode interagir com os usuários de maneira conversacional, respondendo a perguntas de acompanhamento, reconhecendo erros, rejeitando solicitações inadequadas e até mesmo questionando premissas incorretas.

Embora este chatbot desenvolvido pela OpenAI não seja um concorrente direto do Google, por assim dizer, ele está mudando a maneira como as pesquisas são realizadas. Isso irá alterar drasticamente a forma de otimização dos motores de busca.

Nesta peça, vamos explorar essa tecnologia e discutir as maneiras inovadoras que os otimizadores de motores de busca de mentalidade futura já estão usando para desempenhar suas funções.

O que você pode fazer com o ChatGPT?

Nós apenas começamos a explorar o potencial do uso de aprendizado de máquina e inteligência artificial em SEO e marketing.

ChatGPT é capaz de participar de discussões e responder perguntas de forma muito próxima a um humano.

Ele pode escrever ensaios, histórias ficcionais, poemas e até mesmo textos publicitários – o que é suficiente para deixar escritores profissionais como eu um pouco preocupados.

Ele pode ser usado para criar conteúdo com precisão suficiente que o Departamento de Educação da cidade de Nova York já proibiu seu uso por medo de trapaça.

Mas além do conteúdo, o ChatGPT é inteligente o suficiente para ser usado para escrever descrições meta ou depurar código. No momento, usá-lo para codificação é um processo técnico demorado, mas é seguro assumir que se tornará muito mais fácil à medida que o modelo de aprendizado crescer.

Também pode ser usado como assistente de busca, fornecendo respostas a consultas de forma clara e concisa para poupar os usuários de pesquisar várias páginas da web para encontrar as respostas às suas perguntas.

Por exemplo, se você está procurando uma receita de beef wellington, em vez de procurar por dezenas de páginas de blogs e rolar uma longa história sobre como a avó do blogueiro preparou este prato para Winston Churchill, ChatGPT lhe dá uma lista de ingredientes e etapas de preparação.

imagem6.png

Como profissional de SEO, isso pode parecer um pouco assustador.

Mas adotar a tecnologia de IA em vez de se preocupar com ela pode ser uma boa jogada.

Há muitas maneiras de usá-lo para otimizar seu trabalho e tornar tarefas redundantes ou repetitivas mais eficientes.

Vamos ver como os profissionais de SEO de ponta já estão usando o ChatGPT.

Formas como os profissionais de SEO já estão utilizando o ChatGPT

1. Criando Conteúdo

Criar conteúdo pode ser uma dor de cabeça, especialmente se você não tiver um escritor habilidoso (e humilde) como eu na equipe.

ChatGPT pode fazer isso por você? Bem, ele pode, mas provavelmente você deve evitar usá-lo para escrever páginas da web e postagens de blog.

Em 2022, o Advogado de Pesquisa do Google, John Mueller, afirmou sem dúvidas que o mecanismo de pesquisa considera o conteúdo criado usando inteligência artificial como spam, uma violação das diretrizes da empresa.

No momento, os algoritmos do Google podem identificar e penalizar conteúdo gerado por IA, mesmo aqueles que usam algoritmos anti-detecção.

Você deve sempre usar supervisão humana ao trabalhar com IA.

No entanto, qualquer pessoa pode usar o ChatGPT com segurança para criar conteúdo para postagens em redes sociais, abordagens de e-mail, cópia de página de destino para PPC ou até mesmo cópia de anúncio. Ele também pode ser uma ótima ferramenta de brainstorming.

Eu perguntei ao ChatGPT: "O que é SEO?"

imagem4.png

Em resposta, recebi três parágrafos bem escritos fornecendo uma visão geral da otimização de mecanismos de pesquisa.

Desde que você tenha cuidado, ChatGPT pode ajudar a simplificar muitas tarefas de conteúdo redundantes, como variações de anúncios, mas você deve sempre verificar cuidadosamente qualquer conteúdo gerado, pois pode conter imprecisões.

2. Pesquisa e Análise de Palavras-chave

Certo, então você não está disposto a correr riscos de ser pego usando o ChatGPT para criar conteúdo. Isso não significa que você não possa aproveitar seu poder como parte da sua estratégia de conteúdo.

O ChatGPT torna a pesquisa de palavras-chave praticamente sem esforço.

Tudo o que você precisa fazer é abrir o chatbot e digitar algumas das suas palavras-chave alvo e pedir por outras relacionadas. O ChatGPT vai gerar uma lista de palavras-chave relacionadas com base no seu entendimento dos resultados de busca.

Para testar essa funcionalidade, eu pesquisei uma lista de palavras-chave relevantes para um provedor de software bancário.

Pouco tempo depois, o chatbot apresentou-me uma lista de palavras-chave e frases que poderiam ter me tomado mais tempo para encontrar por meio de uma pesquisa de palavras-chave tradicional.

imagem2.png

Você também pode usá-lo para determinar a concorrência para várias palavras-chave.

Para um exemplo de alto nível, perguntei se seria mais fácil classificar para "basquete" ou "rede de barbante". Nós já sabemos a resposta, mas foi bom ver o chatbot reforçar isso.

imagem3.png

3. Desenvolvimento de Estratégia de Conteúdo

Ok, eu admito, esse me deixou impressionado. Eu nem teria pensado nisso se não tivesse visto esse tweet do Joe Speiser:

6/ Esboce sua estratégia de marketing de conteúdo

Como exemplo,

Eu pedi a Chatbot um esboço de estratégia de conteúdo de AI SaaS.

É bastante básico,
mas você pode pedir ao Chat para extrapolar cada ponto até ter um plano detalhado. pic.twitter.com/QxcvKNHJNK

— Joe Speiser ⚡️ (@jspeiser) 2 de Janeiro de 2023

Isso mesmo. Você pode pedir ao ChatGPT para esboçar uma estratégia de marketing de conteúdo para você.

Embora não retorne planos granulares (embora você possa provavelmente pedir por eles), ele fornece um conjunto de táticas de alto nível para conteúdo relacionado a um campo especificado.

Uma ressalva que vem à mente ao se pensar em adotar uma estratégia de conteúdo criada por chatbots é a preocupação de que seus concorrentes mais próximos possam fazer o mesmo. Assim, todos vocês estarão criando postagens de blog quase idênticas sobre "os benefícios da inteligência artificial", "como o SaaS de IA pode melhorar a eficiência", etc.

4. Melhor Entendimento da Intenção de Busca

Para mim, esta é a maior possibilidade interessante relacionada ao SEO apresentada pelo ChatGPT - sua habilidade para analisar a pesquisa e ver além das palavras para a intenção da pesquisa.

Sim, o Google tenta fazer isso, e sim, isso melhorou drasticamente ao longo da vida do mecanismo de busca - mas para citar um tweet de Keiran Flanagan, "O Google pega sua consulta e tenta respondê-la. ChatGPT pega sua consulta e muitas vezes a aperfeiçoa".

4/ Valor Adicionado:

Em vários exemplos, ChatGPT fornece dicas adicionais que o pesquisador não havia considerado

O Google pega sua consulta e tenta respondê-la

O ChatGPT pega sua consulta e muitas vezes melhora ainda mais

Ótimo exemplo de estudo incrível realizado por @HelloSurgeAI pic.twitter.com/ZeDJGWP2VR

Kieran Flanagan 🤘 (@searchbrat) 3 de janeiro de 2023

Embora a versão beta deste chatbot ainda não esteja conectada à internet, parece que a capacidade de aprendizado do ChatGPT permitirá que ele desenvolva uma compreensão exponencialmente maior do que cada pesquisa está procurando, às vezes fornecendo informações que o pesquisador não sabia que estava procurando.

Como profissional de SEO, você não precisa ser informado de que, ao moldar o seu conteúdo para responder melhor uma pergunta, você vai disparar nos rankings. ChatGPT pode ajudar você a fazer isso.

5. Gerando Títulos de SEO de Qualidade

Pergunte a qualquer escritor e eles vão te dizer que títulos são uma das coisas mais difíceis de escrever, especialmente para fins de SEO. Muito frequentemente, eles acabam se tornando coisas secas como "Como Construir Backlinks" ou algum equivalente chato.

Para apimentar as coisas, eu pedi ao ChatGPT para me dar uma lista de títulos para uma página sobre backlinking, e ele me respondeu com dez opções, todas mais interessantes do que a minha linha "como fazer".

imagem1.png

6. Compondo e Gerenciando Relatórios Analíticos

Para muitos profissionais de marketing, relatórios e planilhas são os males de sua existência profissional. No entanto, as empresas querem dados para provar que seus esforços estão fazendo a diferença. É aí que o ChatGPT pode ser um verdadeiro agente transformador.

Mais do que isso, essa funcionalidade pode ajudá-lo a identificar novas oportunidades de classificação que você talvez não tenha percebido.

Vamos supor que você queira escrever expressões regulares para relatórios analíticos, mas não tem muita experiência em programação. Por exemplo, talvez você queira filtrar um relatório utilizando palavras específicas para identificar oportunidades de expandir suas perguntas frequentes ou tutoriais.

O ChatGPT permite que qualquer pessoa com um conhecimento básico de como essas expressões funcionam use o chatbot para gerar uma lista automaticamente.

Da mesma forma, se você tem dificuldade rotineira com o Excel ou o Google Sheets (e quem não tem?), o ChatGPT pode eliminar grande parte da dor de cabeça ao escrever fórmulas e analisar dados.

Eu mal arranhei a superfície de como a IA pode ajudá-lo nesses processos, mas se você deseja mais informações, o guru residente de TI do Search Engine Journal, Vahan Petrosyan, tem um excelente artigo que cobre esses tópicos com maior profundidade.

IA Apresenta um Novo Mundo Corajoso para SEO

ChatGPT é uma ferramenta extremamente impressionante. E é fácil se deixar levar pela empolgação do que ela oferece e do que poderá fazer no futuro, especialmente para SEO.

Somente com o pequeno conjunto de funcionalidades mencionadas acima, pode potencialmente economizar centenas de horas a cada ano.

No entanto, não é isento de suas desvantagens. Uma delas é que, atualmente, ele utiliza dados de 2021 ou anteriores, o que significa que ele não é capaz de fornecer informações sobre eventos atuais.

É provável que uma versão posterior do chatbot resolva esse problema, mas ainda não sabemos quanto tempo levará para que a inteligência artificial aprenda sobre novos eventos e os relacione a outros tópicos.

Além disso, não é 100% preciso e imparcial. Dependendo de suas entradas, pode receber e repetir informações incorretas, enquanto o conjunto de dados inicial no qual foi treinado pode não estar livre de viés de dados.

Finalmente, sendo alguém que cresceu assistindo aos filmes do Exterminador, sempre há a preocupação de que o ChatGPT se torne autoconsciente e escravize a humanidade. Para ficar do lado seguro, confrontei-o diretamente.

Levou muito tempo para "pensar" antes de retornar esta resposta pouco convincente:

imagem7.png

O Veredicto Final

ChatGPT é legal e todos os sinais indicam que vai melhorar ainda mais.

Isso mostra um potencial para tornar a otimização de mecanismos de busca mais rápida e eficiente.

Nós devemos fazer todos os esforços para garantir que isso não se conecte ao arsenal nuclear.

Só brincando... mas não totalmente.

Artigos Relacionados

Ver Mais >>